Revista Conexão Notícias
Tecnologia

Meta e Microsoft têm registros da marca ‘X’; Twitter pode ser processado

O novo logo do Twitter agora é um grande “X” em linhas brancas com fundo preto. Mas a mudança pode trazer novos problemas para o bilionário Elon Musk, atual dono da rede social. O que acontece é que outras empresas de tecnologia têm a marca “X” registrada.

É o caso de Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) e da Microsoft. O g1 verificou que a letra está registrada no United States Patent and Trademark Office, equivalente ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) brasileiro.

Em seu registro, de 2019, a Meta, que tem o lado esquerdo do “X” na cor branca e o lado direito em azul (veja na imagem abaixo), diz que a marca pode ser usada em vários serviços, incluindo para redes sociais, software de computador e videogames.

No caso da Microsoft, o registro foi feito em 2003 e não está claro se ele pertence à Xbox. Mas o documento informa que ele pode ser utilizado em jogos de computador e em consoles de videogame (veja na imagem abaixo).

O g1 procurou ambas as empresas para comentar, mas não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

Twitter pode ser processado
Existem quase 900 registros de marcas nos EUA com a letra “X” em vários setores, segundo O advogado de marcas registradas Josh Gerben, ouvido pela agência Reuters. “Há 100% de chance de que o Twitter seja processado por alguém”.

Outras empresas americanas podem questionar o uso da marca na justiça, explica José Augusto Fontoura Costa, professor de direito internacional comercial da USP. “Existe a chance do processo. Se você tem a utilização de uma marca sem registro, principalmente para questões pequenas, quem vai determinar isso é a autoridade judicial”, explica ao g1.

“Para utilizar a marca livremente, Musk teria que requerer a anulação da patente da Meta, da Microsoft e das outras empresas. Não se pode utilizar, ainda que como fantasia”, diz Francisco Gomes, advogado e sócio da OGF Advogados.

“O novo logotipo [do Twitter] não tem muito distintivo, então a proteção será muito estreita”, analisou Douglas Masters, advogado de marcas registradas do escritório de advocacia Loeb & Loeb, à agência Reuters.

A nova marca do Twitter foi criada por Sawyer Merritt, um seguidor do bilionário. Segundo Merritt, a arte foi desenvolvida para seu podcast, que foi descontinuado.

Ele enviou a sugestão ao Musk após o bilionário tuitar: “Se um logotipo X bom o suficiente for postado esta noite, faremos o lançamento mundial amanhã”. Musk, aparentemente, gostou do “X” de Sawyer Merritt e disse que faria pequenas mudanças para refiná-lo. Mais tarde, o novo logo foi oficializado.

Related posts

‘Pior momento para empresas de tecnologia ainda está para acontecer’, diz fundador da RecargaPay

Felipe Small Fritz

Brasil sai na frente de outros países no ramo da tecnologia, diz diretora da BMC Software

Felipe Small Fritz

Por que especialistas dizem que inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade

Felipe Small Fritz

Leave a Comment