Revista Conexão Notícias
Tecnologia

‘Pior momento para empresas de tecnologia ainda está para acontecer’, diz fundador da RecargaPay

A onda global de demissões em empresas de tecnologia que começou em 2022 continua neste ano — e pode piorar. Esta é a percepção de Gustavo Victorica, fundador e COO do RecargaPay, app para pagamento de boletos e recargas de celular e transportes, que também oferece microcrédito e cashback.

Levantamento da Layoffs.fyi, plataforma que observa demissões em 700 empresas globais de tecnologia desde o início da pandemia, aponta que, em 2022, em média 1,6 mil funcionários por dia foram demitidos de seus postos nessas companhias. E os cortes não ficaram restritos às gigantes, como Google, Amazon, Meta e Microsoft.

“O pior ainda está para acontecer. Muitas empresas fizeram levantamento de capital em 2021, começo de 2022, e este ano [o dinheiro] vai começar a acabar. E já quem percebeu que ia acabar foi quem fez os cortes”, disse Victorica, em entrevista ao InfoMoney.

A RecargaPay foi uma das que fizeram captação em 2021, mas, segundo o COO, sua situação atual é diferente das outras — e ele diz que não há perspectiva de demissões na empresa. A fintech recebeu há dois anos um aporte de US$ 70 milhões, liderado pelos fundos IDC Ventures e Fuel Venture Capital. Também teve participação da ATW, da Experian (Grab) e da LUN Partners (23AndMe).

“Essa captação foi para alavancar e tentar acelerar o crescimento, mas sempre com a dinâmica de tentar crescer no longo prazo. Já conseguimos o resultado para continuar operando sem a necessidade de aportes externos”, disse Victorica.

“A gente sempre pensou que essa última rodada que a gente fez era a última mesmo. Se tiver outra, é porque teve oportunidade. Mas não porque a gente precisa, porque somos um business que gera receita. E no ano passado a gente cresceu mais de 100% nossa receita ano contra ano e com Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] positivo”, completou.

Related posts

Elon Musk e centenas de especialistas pedem pausa na IA

Felipe Small Fritz

Por que especialistas dizem que inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade

Felipe Small Fritz

Meta e Microsoft têm registros da marca ‘X’; Twitter pode ser processado

Felipe Small Fritz

Leave a Comment