Quem nunca ouviu falar que uma determinada planta curava um certo tipo de doença? De acordo com Aldilene Francisca de Moraes, proprietária da Ervas da Amazônia, a medicina natural utilizando plantas, não é recente, mas é bastante eficaz em diversos tipos de situações. Por esse motivo, neste artigo, você poderá conferir quais são as principais ervas medicinais. Continue a leitura!
O que são ervas medicinais?
Em primeiro lugar, Aldilene Francisca de Moraes explica que as ervas ou plantas medicinais, são aquelas que possuem ação farmacológica, ou seja, ajudam no combate ou no tratamento de determinadas doenças. Ainda nesse sentido, vale a pena ressaltar que elas são utilizadas há muitos séculos, desde nossos antepassados e em algumas comunidades, elas são consideradas a única forma de tratamento para doenças.
Ervas medicinais e atualidade
Como dito anteriormente, as plantas medicinais são utilizadas desde muito tempo. De acordo com Aldilene Francisca de Moraes, atualmente, elas ainda são muito importantes e podem auxiliar no tratamento de doenças que já foram identificadas por um profissional da área da saúde. Logo, apesar da eficácia de algumas delas, a procura médica não deve ser dispensável.
Conheça as principais ervas medicinais
Muitas pessoas pensam que a ação farmacológica dessas plantas não passa de crenças. Porém, segundo Aldilene Francisca de Moraes, muitas delas passaram por estudos científicos minuciosos e tiveram sua eficácia comprovada. Por esse motivo, em momentos de urgência, elas podem ser uma opção muito interessante e que garante resultado. Confira abaixo quais são as principais!
- Capim-cidreira
Com certeza você já ouviu falar sobre o chá de cidreira, não é mesmo? Ou até mesmo viu alguns sachês nas prateleiras dos supermercados. De acordo com Aldilene Francisca de Moraes, a erva que possui folhas compridas que lembram o capim, é uma ótima opção para quem precisa de remédios diuréticos, auxílio da digestão e de um efeito calmante para dormir.
- Erva-doce
Em segundo lugar, um clássico das ervas medicinais: a erva-doce. Segundo Aldilene Francisca de Moraes, a erva-doce é uma opção que também pode ser utilizada por quem enfrenta problemas intestinais, má digestão, dor de barriga ou artrite. Além disso, dentre as suas principais características está o fato de ser uma erva que possui efeito cicatrizante e diurético.
- Cravo
Você sabia que o cravo não é apenas um ótimo aliado em diversas receitas? É isso mesmo! Aldilene Francisca de Moraes explica que essa especiaria possui diversas propriedades medicinais, sendo elas: antiséptica, cicatrizante, antifúngico, antibacteriano, antioxidante, analgésico, anti-inflamatório e ainda pode servir como um ótimo calmante para quem anda estressado.
Agora, você já sabe quais ervas não podem faltar na sua casa, não é mesmo? Mas não se esqueça: não deixe de procurar um profissional antes de utilizar qualquer uma delas.