A advogada Vanuza Sampaio comenta que o Dia do Trabalhador, ou Festa do Trabalho, é um feriado comemorado no dia 1 de maio, em quase todos os países. É uma comemoração internacional de celebração dos trabalhadores. No Brasil, há registros históricos de manifestações operárias no fim do século 19. No entanto, a data de comemoração ao dia dos trabalhadores só foi oficializada em 1924, passando a ser adotada pelo Estado durante o governo de Getúlio Vargas, mudando o nome da data para dia “Dia do Trabalho” e não dia do “Dia do Trabalhador”.
A primeira Revolução Industrial, fez com o que o conceito de trabalho passasse por diversas mudanças. Somado a isso, o surgimento de novas tecnologias criaram diferentes profissões. Continue a leitura para saber mais sobre o dia do trabalhador.
Entenda o que é o dia do trabalho
De acordo com a Dra. Vanuza Sampaio, o Dia do Trabalho é um feriado que tem como objetivo homenagear a história de luta dos trabalhadores em busca de mudanças nas legislações trabalhistas e melhores condições para o exercício do trabalho. É muito comum que nesse dia, os trabalhadores se reúnam para promover eventos especiais de comemoração e lazer para os trabalhadores.
A data é comemorada no dia 1 de maio, devido a uma série de manifestações que ocorreram nos Estados Unidos, especificamente em 1 de maio de 1886 quando os trabalhadores foram às ruas das grandes cidades para protestar e reivindicar melhores condições de trabalho. Eles lutavam para que a carga horária de trabalho fosse reduzida. Por esse motivo, os eventos ocorridos nessa data, tornaram-se uma marca da luta por direitos trabalhistas que influenciaram outros países por todo o mundo.
Entenda a origem do dia trabalhador
Segundo a advogada Vanuza Sampaio, entre o fim do século 19 e o começo do século 20, era comum que a jornada de trabalho fosse superior a 12 horas por dia, sem sequer direito a descanso. Além disso, os salários eram baixos e os trabalhadores não tinham condições de segurança e salubridade. Por isso, os acidentes e problemas de saúde envolvendo os trabalhadores eram recorrentes.
Essas péssimas condições de trabalho mobilizaram trabalhadores em Chicago, nos Estados Unidos, para saírem às ruas em protestos no dia 1 de maio de 1886, reivindicando a redução da carga horária de trabalho de 12 horas para 8 horas por dia. Esses protestos marcaram a história de luta pelo mundo todo. Nessa época os trabalhadores sofreram repressão policial, violência e morte.
Por fim, no Brasil, a data surgiu das tradições de trabalhadores europeus vindos para o país no fim do século 19, que influenciaram e mudaram muitos pontos do cenário trabalhista brasileiro. A advogada Vanuza Sampaio explica que a data também foi utilizada pelo governo de Getúlio Vargas com o fim de promover e anunciar leis e iniciativas que atendiam aos trabalhadores, incluindo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Justiça do Trabalho.
Gostou desse assunto e quer saber mais? Siga as redes sociais da Dra. Vanuza Sampaio: @escritorio.vanuzasampaio e https://vanuzasampaio.com.br